Como limpar banco de carro tirar manchas do tecido e hidratar o couro: faça você mesmo em casa

Pois bem, uma boa limpeza nos bancos do carro ajuda a evitar o mau cheiro e as manchas. Aprenda de uma vez por todas como limpar banco de carro de forma rápida e sem deixar manchas ou mofo no seu carro.

Com um banco limpo e cheiroso, qualquer viagem é mais relaxante, não é mesmo?

O seu conforto e bem-estar dentro do carro, seja em trajetos curtos ou em viagens longas, depende muito da limpeza no interior dele. Nesse quesito, os bancos são ponto forte, já que acomodam você e sua família.

Por isso, saber como limpar banco de carro corretamente é fundamental. Contudo, os bancos são parte essencial do carro, para garantir conforto durante a direção.

Eles precisam ser limpos de tempos em tempos, para não sujar sua roupa, e ainda durarem muito mais tempo.

Vamos ver neste artigo como limpar banco de carro com produtos simples, e que garantem uma limpeza profunda!

Como limpar os bancos dos carros de maneira correta em casa?

Primeiramente, manter o carro limpo não é tarefa fácil, principalmente para quem tem filhos ou a família é bem grande.

é muito importante manter os bancos do carro sempre limpo
Mas indiferente da situação é muito importante manter os bancos do carro sempre limpo para garantir uma vida saudável para você e sua família.

A limpeza do estofado de carros ganha muita importância nesse momento, uma vez que representa grande parte do interior do carro.

Seja de couro ou de tecido, manter os bancos do seu carro limpos pode ajudar a valorizar o modelo na hora da troca, além de trazer mais conforto ao dirigir, certo?

Segundo, é bom também evitar acumular sujeiras de balas, chocolate, salgadinhos, etc… que muitas vezes temos dentro do carro.

Sem dúvidas é um mau hábito que pode até trazer doenças respiratórias, portanto, precisamos ter esta consciência e seguir algumas boas dicas para conseguir limpar o carro direitinho.

Por que lavar o banco do carro em casa?

Para lavar em alguma empresa especializada em estofados, prepare-se para desembolsar uma quantia significativa — seja banco de tecido ou de couro.

Os serviços custam entre R$ 200 e R$ 400.

No entanto, lavando em casa você consegue fazer em poucas horas e ter um resultado tão bom quanto. Reserve algumas horinhas do seu dia e leia todas as nossas dicas de como limpar bancos de carro.

Tenha produtos e materiais adequados para ter como limpar banco de carro

Há diversos tipos de misturas para limpar um banco de carro, e ter os produtos adequados para cada material é o que fará a limpeza surtir efeito.

Receita caseira para limpar banco estofado de carro

Essa é uma receita caseira que pode ser feita de maneira muito fácil, serve para você tirar todas aquelas sujeiras e manchas que insistem em ficar no estofado do seu carro.

Ela é feita com ingredientes muito fáceis de serem encontrados, e além de limpar, também deixar um cheirinho muito agradável dentro do seu carro.

Você precisará de:

  • Meio litro d’água;
  • ¼ de xícara de álcool;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato;
  • 1 colher de sopa de amaciante;
  • 1 colher de vinagre.

Tanto o álcool quanto o vinagre ajudam na secagem dessa mistura depois de ser aplicada no estofado, e o vinagre também consegue desinfetar o ambiente.

Já o bicarbonato consegue limpar e o amaciante faz com que o cheiro fique agradável, em especial quando as manchas são de bolor, comida ou umidade.

Materiais para uma limpeza rápida

Lembre-se que materiais adequados podem tornar a limpeza do estofado de carros mais rápida e eficiente. Assim, o ato de manter seu carro limpo e saudável não será desestimulante.

Pano eletrostático ou umedecido

O pano eletrostático é de grande ajuda na remoção dos fios de cabelos que geralmente ficam no encosto dos bancos. Como o nome mesmo sugere, ele possui certa capacidade magnética que ajuda na remoção da poeira superficial do estofado do carro.

pano eletrostático ou umedecido é de grande ajuda na remoção de sujeiras
O pano eletrostático pode ser um grande aliado na limpeza dos bancos do carro.

Com isso, você precisará passar o pano menos vezes nos bancos do carro e economiza mais tempo. Se não tiver um pano eletrostático use um pano umedecido.

É ou não é um grande aliado na hora de realizar a limpeza rápida dos bancos do carro?

Aspirador de pó

Com toda certeza, sem menor sombra de dúvidas, o aspirador de pó irá acelerar o processo de limpeza do estofado do carro.

um aspirador de pó, é um grande parceiro na limpeza prática do banco do carro
Caso você possua um aspirador de pó, aposte nele como um grande parceiro na limpeza prática!

Ele ajudará a remover a poeira que se encontra mais aprofundada no tecido e que o pano eletrostático não alcança.

Realizando a limpeza constante com o aspirador de pó, você combate o acúmulo de ácaros no tecido.

Ácaros podem ser gatilhos para futuras alergias de pele, então não pense duas vezes em utilizar o aspirador de pó na limpeza dos bancos do carro.

Caso você não tenha um aspirador de pó, recomendo fortemente a aquisição de um, ou então, peça emprestado para seu vizinho.

Aproveite e compartilhe com ele as dicas sobre a limpeza de estofados de carros, tenho certeza que ele irá te agradecer!

Como limpar bancos de carro de tecido?

bancos de carro de tecido como limpar?
Na dúvida sobre como limpar bancos de carro de tecido? 

Você precisará de uma escova de cerdas macia, e fazer uma mistura de água, amaciante neutro e álcool. Já os materiais para uma limpeza a seco se resumem a um aspirador de pó e um pano macio seco.

A primeira etapa da limpeza consiste em aspirar todo o estofado. Depois, borrife uma solução de sabão neutro misturado com água nos assentos e encostos e esfregue suavemente com uma escova macia.

É importante que ela seja macia, como as usadas para lustrar sapato, caso contrário, haverá a formação de bolinhas no tecido.

É importante que não se borrife muito líquido, pois a solução não deve penetrar na espuma do banco, ela deve ficar apenas na cobertura superficial.

O terceiro passo é a remoção do líquido com o aspirador de água.

Para finalizar, deixe o veículo ligado com o ar quente acionado e os vidros fechados por aproximadamente 20 minutos.

Como limpar bancos de carro de couro?

banco de couro de carro

Já para ter como limpar banco de couro de carro, é necessário um pano umedecido com a mesma mistura, só que com um diferencial: usar hidratante depois. Esse líquido para couro legítimo impede que o material descasque ou rache conforme o tempo, além de dar brilho ao couro.

Comece fazendo a higienização com sabão neutro e uma esponja macia. “Para não danificar o couro, use apenas produtos com pH neutro e, se usar uma esponja de cozinha, jamais use o lado verde, apenas a parte amarela, que é macia”.

A seguir, seque completamente o banco usando pano macio, de microfibra ou flanela.

A cada seis meses, é preciso fazer a hidratação do couro, para evitar rachaduras e fissuras.

Você Sabe Como Hidratar Banco de Couro Ressecado?

Hidratando Banco de Couro Ressecado

O seu banco já apresenta indícios de ressecamento?

Outro problema muito comum é o couro ressecar. Por isso, a hidratação dos bancos de couro é fundamental.

Importante: você deve realizar o procedimento pelo menos quatro vezes por ano.

Contudo, se tiver condições, faça após cada limpeza. Isso aumentará a durabilidade dos bancos e evitará que eles rachem.

Mas com o que fazer essa hidratação?

Bem simples: existem hidratantes feitos especificamente para bancos de couro. Você pode optar por um deles ou utilizar um hidratante de pele.

E cera pode ser utilizada?

Não, a cera não é recomendada para ser passada em bancos de couro.

Tudo que ela vai fazer é deixar seu banco mais escorregadio e não irá hidratá-lo de verdade.

E silicone pode ser utilizado?

Também não.

Assim como a cera, o silicone não hidrata o banco de couro e não deve ser utilizado. Lembre de comprar um produto que você conheça a procedência.

Na dúvida peça dicas para amigos que tenham carros com banco de couro.

Não use hidratante corporal, apenas produtos específicos para bancos de automóvel.

Na aplicação do hidratante, espalhe delicadamente o produto por toda a superfície e, se detectar excessos, remova com um pano seco. Espere cinco minutos para o produto penetrar no couro antes de utilizar o veículo.

Bancos de carro muito sujos com manchas o que fazer?

limpar banco de carro com manchas e vomitos
Se a sujeira é mais grave, e você não souber por exemplo, como limpar banco de carros com vômito, parta para uma limpeza bruta.

Use detergente neutro, vinagre branco, água quente, bicarbonato de sódio e desinfetante. Misture tudo, borrife diretamente no local e escove depois. Para finalizar, passe um pano macio.

Mantenha uma Limpeza diária no estofado do seu carro

Um grande segredo para tornar a limpeza do carro cada vez mais prática e cuidar do estofado de carros é realizar pequenas limpezas todos os dias.

Se você possui o hábito de comer, beber ou fumar em seu carro é extremamente recomendável que você escove e passe o pano nos bancos do carro sempre que sujá-los.

Alimentos pastosos e líquidos devem ganhar prioridade na limpeza para que a sujeira não seque e manche o estofado de carros.

O alimento pastoso que se transforma em uma crosta ao secar é a sujeira potencialmente mais difícil de ser removida.

Caso você não tenha notado imediatamente e, no final do dia, perceber a formação da crosta, utilize gelo para removê-la. Conforme o gelo vai derretendo, sua temperatura e umidade vão fazendo a sujeira se descolar do estofado do carro. Após isso, passe uma escova e um pano seco.

Outra dica muito importante é retirar os tapetes e batê-los ao final do dia, pois ele é a principal fonte de acúmulo de sujeira ao longo do dia.

Caso seja necessário, passe uma escova para maior remoção da sujeira.

Se você acredita que seu carro precisa de um cuidado maior e uma limpeza mais profunda para remover a sujeira que já mora há anos no banco do seu carro, você pode agendar um horário com alguma lavação de carros. Mas lembrando que os serviços custam entre R$ 200 e R$ 400.

Como manter um bom cheiro no banco do carro

Existem inúmeros produtos que ajudam a manter o carro cheiroso. Mas e quando o mau odor está nos bancos?

Além de aromatizantes, existem alguns métodos caseiros para retirar todo o mau cheiro do banco.

Para combater o mau cheiro quando se quer limpar banco estofado de carro você pode usar saquinhos com carvão ou café que conseguem evitar a proliferação de odores ruins. Há também o chamado “bom ar” que você gruda no vidro ou no painel do carro para exalar perfume o tempo todo.

O uso de cascas de frutas cítricas, como limão, também são muito usadas para acabar com cheiros desagradáveis.

Agora que você já sabe como limpar banco de couro de forma super fácil, basta fazer o teste em casa.

Aprendeu como limpar banco de couro e gostou do artigo? Então, compartilhe com os amigos e familiares e deixe seu comentário abaixo.

Quer receber mais dicas como essas?

Então, não deixe de acompanhar as nossas postagens aqui do blog, e siga-nos no Facebook e Instagram pra ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Leia também:

foto
Novo GMC HUMMER EV 100% elétrico: a picape elétrica que dirige sozinha
Próximo