Na hora de comprar ou vender carros, muito se ouve falar sobre a tabela FIPE. E, por mais que não seja uma sigla nova para aqueles que já negociaram automóveis, a real função da tabela FIPE ainda é uma dúvida para muitos.
Na hora de fechar o negócio aqui na Big Car, a dúvida é sempre a mesma. Então, se você ainda tem dúvidas, vamos explicar abaixo. Confira:
O QUE É A TABELA FIPE?
A tabela FIPE é uma ferramenta nacional de extrema importância para consultar e determinar o preço de automóveis. Atualizada mensalmente, indica o preço de mercado de um veículo, seja ele novo ou usado. Por isso, além de ser referência na negociação de compra, é a base para novos contratos, seguros e impostos como o IPVA.
Projetada pela primeira vez em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (FIPE), reúne a marca, o modelo, a versão, a motorização e o ano-modelo dos automóveis.
Disponível gratuitamente no site, é segmentada em: carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motos.
COMO FUNCIONA A TABELA FIPE?
A tabela é construída a partir da coleta dos preços disponíveis no mercado automotivo nacional considerando zero km, seminovos e usados. A FIPE leva em consideração o valor momentâneo do veículo, sendo atualizada todo mês.
Ao final da análise, os dados são utilizados para fazer a média de preço nacional de cada veículo.
PARA QUE SERVE?
Podemos destacar 4 principais funções:
- Auxiliar na definição de valores de impostos;
- Definir valores ideais para indenização de seguros;
- Determinar o valor médio adequado para cada modelo de veículo;
- Ajudar o comprador a decidir qual carro se encaixa melhor com suas finanças.
E O CÓDIGO DE CADA VEÍCULO NA TABELA?
Para descobrir qual o código do veículo que você procura, é só entrar no site da FIPE, clicar em “Índices e Indicadores”, e no campo “Indicadores”, selecionar “Preço médio de veículos”.
Depois é só consultar a categoria desejada (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motos) e preencher os campos necessários.
Gostou do conteúdo? Comente aqui se você já consultou a tabela FIPE ou utilizou como base para a negociação.