Troca de Óleo

TROCA DE ÓLEO: QUANDO E POR QUE FAZER?

Você já deve saber que, ao comprar um carro, dar uma olhada sempre que possível e fazer a troca do óleo periodicamente é indispensável. Essa tarefa mantém a qualidade das peças e a condição geral do veículo. Porém, quase sempre surge aquela dúvida: “Quando é que preciso fazer a troca do óleo do meu carro?” 

No post de hoje, nós da Big Car Automóveis vamos responder essa pergunta para você, trazendo as diferenças e os pontos de atenção para a troca do óleo do seu carro. Confira abaixo (:

 

3 MOTIVOS PARA FAZER A TROCA DE ÓLEO

 

  • Revisar e garantir a troca do óleo do veículo com frequência é fundamental para o bom funcionamento do motor do carro. Afinal, o óleo exerce a função de proteção e lubrificação das peças do veículo, evitando danos e possibilitando uma vida útil maior.

 

  • Além de prevenir problemas no motor, o óleo lubrificante controla a temperatura do motor, evitando que o calor interfira em outros sistemas do veículo.

 

  • Fazer a troca do óleo com frequência também diminui despesas extras com manutenções no motor do veículo. 

 

QUANDO FAZER A TROCA DE ÓLEO?

 

O recomendado pelos fabricantes de automóveis e também de óleo automotivo é que a troca de óleo seja feita a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados com o veículo, o que acontecer primeiro.

Você pode se perguntar “Rodei apenas 2.500 KM com o veículo em um ano, devo realizar a troca de óleo mesmo assim?”. A resposta é: Sim! O motivo é simples: o óleo também possui data de validade, e, assim como outros produtos, ao estragar para de exercer sua função com eficácia. 

Então preste atenção: Faça a revisão do seu veículo e troque o óleo mesmo se você tiver rodado pouco com seu carro no período de 12 meses.

 

DICAS PARA TROCAR O ÓLEO DA FORMA CORRETA

 

Escolha o óleo certo

Quando o carro é fabricado, a montadora define qual tipo de óleo lubrificante é mais apropriado para o motor do veículo. Por isso, quando for realizar a troca, é importante verificar qual óleo é recomendado no manual do proprietário. 

 

Priorize oficinas especializadas

Quando houver a necessidade da troca de óleo, escolha estabelecimentos especializados nesse tipo de serviço e com uma boa reputação. Uma alternativa é fazer uma pesquisa prévia antes de definir o local para realizar a troca de óleo.

 

Deixe o motor esfriar para verificar o óleo

Se você decidir verificar o óleo do motor por conta própria, é importante tomar certos cuidados. Lembre-se de desligar o motor pelo menos 5 minutos antes de fazer essa verificação.

 

Faça a troca do filtro

O filtro do óleo lubrificante deve ser trocado toda vez que for realizada a troca do óleo em si. Ele cumpre o papel de reter as impurezas que o óleo tira do motor, por isso é tão importante fazer essa manutenção também no filtro.

 

Preste atenção nos prazos

Como foi mencionado acima, o óleo possui um prazo de validade, e depois de determinado período, ele perde sua eficácia e deixa de fazer o trabalho da forma correta.

Se esse prazo não for respeitado, o óleo perde sua viscosidade e deixa de lubrificar as peças do motor corretamente.Portanto, deixe anotado no seu veículo ou em sua agenda um lembrete próximo à data de validade para garantir que você vai cumprir com o prazo estipulado pelo fabricante.

 

Agora ficou mais fácil entender a importância da troca de óleo no motor? Comente o que achou e fique ligado no Blog da Big Car para mais conteúdos.

Big Car

Autor
foto
Financiamento de Moto: saiba como funciona e como financiar uma moto usada
Anterior
foto
5 VANTAGENS DE COMPRAR UM VEÍCULO SEMINOVO
Próximo