Se tem uma coisa que incomoda é ter gastos com algo que não conhece. Assim que a maioria dos motoristas se sentem ao pagar a taxa anual do seguro DPVAT, que, apesar de baixa, não costuma ser tão explicada e entendida pelos condutores. De antemão, vale avisar: o seguro é extremamente relevante para a segurança e respeito de todos no trânsito.
Por isso, no post de hoje vamos tirar todas as dúvidas e explicar como o seguro DPVAT funciona e o que compõe essa taxa. Aproveite a leitura!
COMO FUNCIONA O DPVAT?
O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é uma taxa obrigatória paga anualmente por proprietários de veículos do território brasileiro. Os valores variam de acordo com a carroceria e a classe do veículo. Em 2021, por exemplo, eles variaram de R$5,21 a R$12,25.
Para que se saiba, o seguro é pago por todos os proprietários de veículos como forma de “acumular um valor” a oferecer como auxílio financeiro para todo cidadão envolvido em um acidente com um automóvel. Este benefício é válido tanto para envolvidos do lado de fora (pedestre) como de dentro do veículo acidentado (Motorista ou Passageiro).
A indenização do seguro DPVAT protege todo e qualquer cidadão do Brasil em caso de envolvimento em um acidente de trânsito. A fonte de renda em situações de acidente indeniza vítimas por três diferentes motivos: morte, invalidez permanente e despesas médicas.
Portanto, qualquer indivíduo que participou do acidente pode fazer a solicitação da indenização do DPVAT, não importando o número de envolvidos, já que o DPVAT é pago de forma individual.
COMO SOLICITAR O SEGURO DPVAT?
Para receber o seguro é muito simples: basta a própria pessoa beneficiada fazer a solicitação indo em um dos pontos físicos de atendimento ou de forma totalmente digital pelo app “Seguro DPVAT”, disponível nas lojas de aplicativos App Store (IOS) e Play Store (Android).
São necessários os seguintes documentos: registro do acidente (feito pela polícia), prova de gastos com medicamentos e hospitais, documentos de identificação e comprovante de residência.
Agora ficou mais fácil de entender a razão pelo pagamento? Esperamos que im. Curtiu o conteúdo? Comente aqui embaixo se você já precisou solicitar o seguro DPVAT alguma vez.